Procuradores do MPC/SC acompanham visita técnica a Oeiras, no Piauí

O município de Oeiras, no Piauí, é referência nacional na qualidade do sistema educacional, sendo reconhecido pela Unesco como exemplo de boas práticas de gestão. Por esse motivo, a cidade recebeu a visita técnica de representantes das escolas catarinenses vencedoras do “Prêmio Lume: escola referência”. Acompanharam a viagem o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC/SC), Diogo Ringenberg; a Procuradora-Geral Adjunta, Cibelly Farias; e o Conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC),Gerson dos Santos Sicca.

Na última sexta-feira (7/6), a comitiva de Santa Catarina conheceu o Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Alina Nunes. Na sequência, assistiram a uma palestra da secretária de educação municipal, Tiana Tapety, que explicou as estratégias adotadas para a melhora constante do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O município de Oeiras é um exemplo a ser seguido em todo o Brasil. A opção de priorizar a educação, feita por uma sequência de gestores públicos, que entenderam que era imprescindível dar continuidade aos investimentos feitos por seus antecessores, promoveu nítidos avanços na qualidade de vida dos cidadãos daquela cidade. Educação é o investimento público com maior potencial transformador na sociedade, e o único apto a quebrar de maneira consistente o círculo vicioso da miséria”, afirmou o Procurador de Contas Diogo Ringenberg.

“É importante ressaltar o intercâmbio de boas práticas entre dois estados com características tão distintas, Santa Catarina e Piauí. Essa troca é muito importante para que possamos avançar, todos, na mesma toada, para melhorar a educação de uma forma conjunta”, destacou a Procuradora de Contas Cibelly Farias.

A visita fez parte da premiação, realizada no ano passado, durante o 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó. Na ocasião, as escolas vencedoras de cada mesorregião receberam também certificado e uma placa de reconhecimento. Neste mês de junho, além de realizarem a visita técnica a Oeiras, dois representantes de cada uma das seis escolas ganhadoras também participaram do VI Simpósio Nacional de Educação (Sined), no Piauí, entre os dias 4 e 6.