2ª edição do Prêmio Lume: divulgada a lista definitiva das escolas classificadas na etapa de mérito

Foi divulgada, nesta terça-feira (20/8), a relação definitiva das escolas classificadas por mesorregião na etapa de mérito da 2ª edição do Prêmio Lume: escola referência em alfabetização. A lista pode ser acessada no site do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) .

A próxima etapa é a de validação, que verifica evidências dos indicadores de classificação levantados na etapa de mérito. Ela é composta por duas fases: um questionário de verificação nas escolas classificadas na etapa de mérito e entrevistas por videoconferência com as escolas classificadas e que responderam ao questionário.

O prêmio é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo MPSC, Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC). Outras 10 instituições também compõem o grupo, instituído por meio do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019.

Premiação

As vencedoras – uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada uma das seis mesorregiões do estado (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul) – receberão um certificado de reconhecimento e uma placa de premiação. Todas as escolas classificadas na etapa de validação também receberão um certificado de reconhecimento. O evento para a entrega do Prêmio Lume ocorrerá no dia 19 de novembro de 2024 na sede do MPSC.

Os objetivos do Prêmio Lume são apurar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, estimular o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apoiar o desenvolvimento de experiências inovadoras de alfabetização que atendam à diversidade cultural e à inclusão educacional e estimular o desenvolvimento da gestão democrática nas unidades escolares, tendo como foco a melhoria dos resultados da alfabetização.

Outros objetivos dessa iniciativa são desenvolver processos de melhoria contínua da qualidade social da educação nas unidades escolares, desenvolver de forma qualificada os processos e as práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros, incentivar a participação e a troca de experiências entre profissionais da educação em projetos inovadores e criativos para a educação pública em Santa Catarina, formando uma rede de boas práticas, e valorizar a atuação de estudantes, de profissionais da educação, da comunidade escolar e da sociedade em prol da alfabetização na idade recomendada.

Veja a seguir a lista definitiva das escolas classificadas na etapa de mérito e que participarão da etapa de validação:

Mesorregião do Oeste Catarinense

Escola de Educação Básica São Lourenço, do Município de Iporã do Oeste.·
Escola de Educação Básica João XXIII, do Município de Maravilha.

Escolas Municipais:·

Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, do Município de Arroio Trinta.·
Núcleo Escola Municipal Saltinho, do Município de Saltinho.

Mesorregião do Norte Catarinense

Escola de Educação Básica Dr. Francisco Izabel, do Município de Mafra.·
Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, do Município de Itaiópolis.

Escolas Municipais:·

Escola Básica Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond, do Município de São Bento do Sul.·
Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, do Município de Canoinhas.

Mesorregião Serrana

Escola de Educação Básica Santa Teresinha, do Município de Curitibanos.·
Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, do Município de Lages.

Escolas Municipais:·

Escola Municipal Valmor Antunes dos Santos, do Município de Capão Alto.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz, do Município de São José do Cerrito.

Mesorregião do Vale do Itajaí

Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck, do Município de Blumenau.·
Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, do Município de Blumenau.

Escola Municipal Bilíngue Erich Klabunde, do Município de Blumenau.·
Escola Municipal Vendelim Schweitzer, do Município de Luiz Alves.

Mesorregião da Grande Florianópolis

Escolas Estaduais:

Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, do Município de Santo Amaro da Imperatriz.·
Escola de Ensino Fundamental Severo Honorato da Costa, do Município de Florianópolis.

Escolas Municipais:

Centro Educacional Municipal Interativo, do Município de São José.·
Escola Municipal Braco São João, do Município de Santo Amaro da Imperatriz.

Mesorregião do Sul Catarinense

Escola de Educação Básica Professor Pedro da Re, do Município de Criciúma.·
Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, do Município de Araranguá.
Escola de Educação Básica Humberto de Campos, do Município de Criciúma.

Escolas Municipais:

Escola Municipal de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, do Município de Criciúma.
Escola de Educação Básica Municipal Vicente Guollo, do Município de Morro da Fumaça.

* As escolas que estão na lista acima irão receber nos próximos dias um questionário.