O nome do Procurador de Contas Aderson Flores foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (26) pela Assembleia Legislativa (Alesc) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE/SC). Ele havia sido indicado pelo governador Jorginho Mello na semana passada. A vaga aberta após a aposentadoria de César Filomeno Fontes era destinada a membro do Ministério Público de Contas (MPC/SC).
Antes da votação em plenário, Flores foi sabatinado por uma comissão especial e teve seu nome aprovado pelo colegiado. Ele será empossado pelo presidente do TCE/SC, Herneus de Nadal, em cerimônia a ser realizada às 17h do dia 11 de maio.
“A aprovação do meu nome pelo Plenário da Assembleia me deixa muito feliz porque, após a indicação pelo governador, ela referenda e fornece ainda mais legitimidade ao processo. A partir da posse, pretendo atuar com cada vez mais eficácia no controle da administração pública, colaborando com o Tribunal nas ações que já vêm sendo desenvolvidas de forma exitosa”, afirmou o futuro conselheiro.
Natural de Florianópolis, Aderson Flores atuava como Procurador do MPC/SC desde 2009. Ele exerceu o cargo de Procurador-Geral da instituição de 2014 a 2018, e de Procurador-Geral Adjunto entre 2018 e março de 2022. Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) para a Região Sul, de 2015 a 2018. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina (Unisul), tem pós-graduação em Direito Público e em Direito Tributário.
Confira o currículo completo de Aderson Flores
Aderson Flores nasceu em Florianópolis (SC), em 29 de setembro de 1970. É filho de João Aderson Flores e Clara Maria Flores. Casado com Caroline Alves do Nascimento. Pai de Marina Maria Machado Flores, Olivia Nascimento Flores e Heitor Aderson Nascimento Flores.
Atuava como Procurador do MPC/SC desde 2009. Foi Procurador-Geral da instituição de 2014 a 2018, e Procurador-Geral Adjunto entre 2018 e março de 2022. Também foi vice-presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) para a Região Sul, de 2015 a 2018.
É membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Membro Fundador da Confraria dos Bibliófilos do Brasil. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1992. Bacharel em Direito – Habilitação Direito Social, pela Universidade do Sul do Estado de Santa Catarina (Unisul) em 2002. Foi habilitado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2003.
Tem pós-graduação em Direito Público, na modalidade Mercado de Trabalho, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2005. Cursou a Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina (ESMAFE), em 2005. Tem pós-graduação lato sensu em Direito Tributário pela Unisul, 2008, e pós-graduação lato sensu em Direito Público também pela Unisul, 2009.
Foi servidor da Justiça do Trabalho entre 1993 e 2009. Cursou o 2º Grau no Colégio Catarinense entre 1985 e 1987, e o 1º Grau no Educandário Imaculada Conceição, em Florianópolis, entre 1977 e 1984.