A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) coordenam a construção coletiva de uma Política Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas brasileiro. Os assessores dos MPCs se reúnem, virtualmente, todo mês para dar andamento às atividades, que foram subdivididas em pequenos grupos para dar mais agilidade ao processo.
A iniciativa é resultado do II Encontro Nacional do Ministério Público de Contas (Enampcon), evento virtual realizado em dezembro de 2020, que teve por objetivo a atualização do Plano de Gestão Estratégica da Instituição. Na ocasião, a AMPCON e o CNPGC propuseram a criação de um ‘Grupo de Trabalho’ com a finalidade de promover a integração e a participação de todos os MPCs na elaboração coletiva de uma política própria de comunicação.
O ‘Grupo Comunicação’, que conta com a presença de representantes de todos os MPCs, tem como objetivo regulamentar a comunicação social da instituição, garantindo seu alinhamento com os princípios da Administração Pública e o Planejamento Estratégico Nacional, bem como fortalecer a atuação ministerial junto à sociedade.
Segundo a AMPCON e o CNPGC, o lançamento da Política Nacional de Comunicação está previsto para ocorrer no mês que vem, em evento online, que contará com a participação de jornalistas e pesquisadores na área de comunicação pública.